sábado, 21 de março de 2009

A ARTE DE FAZER PERGUNTAS

Capítulo 9

A ARTE DE FAZER PERGUNTAS

 

            Talvez, o recurso mais importante para guiar o pensamento dos alunos e a aprendizagem é o uso de perguntas. Um educador classifica as perguntas do professor em quatro categorias principais.

·         Cognitivas - perguntas que simplesmente pedem fa­tos específicos colhidos por meio de leitura, de um filme ou de preleção.

·         Convergentes - perguntas que utilizam informação para provar um ponto ou sustentar uma generalização.

·         Divergente - perguntas que usam alguma informa­ção conhecida como ponto de partida para a conside­ração de uma outra situação.

·         Avaliadoras - perguntas que procuram usar informação conhecida para atingir algum tipo de avaliação.

 

Outro educador classifica as perguntas de professores e alunos nestas três categorias:

 

·         Perguntas grandes - As res­postas a estas perguntas nos envolvem em um debate contínuo.

·         Perguntas médias – Há boas respostas a este tipo de pergunta, mas devemos colocar ponto e vírgula, indi­cando que há mais para aprender; as respostas não são finais.

·         Perguntas pequenas - Perguntas importantes de esco­po limitado procurando informação ou a afirmação de um fato.

 

Pratique os três níveis de perguntas.

Quase todas as perguntas podem ser classificadas em uma destas três categorias que o autor chama de PAI:

P - Perguntas Pessoais

Per­guntas com as quais o aluno pode identificar-se pessoal­mente. A intenção do ensino é guiar os alunos nas suas escolhas pessoais e na formação de valores. Perguntas nes­te nível são um meio eficaz de engajar os alunos no pro­cesso de pensar, refletir, expressar e agir sobre os interes­ses com os quais se relacionam pessoalmente.

A - Perguntas Analíticas

Essas requerem que os alunos pensem para poder responder, mas não requerem respostas certas. Elas são mais abertas, com o potencial de terem muitas e diferentes respostas. A mesma pergunta analítica pode ser feita a cada aluno, e cada um poderia ter uma resposta diferente.

I - Perguntas Informativas

Essas por sua vez, requerem que os alunos lembrem algo para dar a resposta. Como resultado da leitura, de ouvir, ou de receber informação por outro meio, os professores esperam que os alunos lembrem alguns fatos para responder às perguntas. O equilíbrio certo entre os três tipos de perguntas guiará os alunos e professores, a fim de conseguirem maior interação e melhor aprendizado.

      Algumas diretrizes sobre como fazer perguntas

·         Faça perguntas mais abertas do que fechadas.

·         Faça só uma pergunta de cada vez.

·         Apresente as perguntas à classe toda.

·         Proporcione retorno (feedback) à resposta do aluno.

·         Após a pergunta e a resposta, prossiga com perguntas mais profundas.

·         Após fazer uma pergunta, aguarde em silêncio.

·         Use o estilo de interrogação e não de interrogatório.

·         Anime os alunos a perguntarem também.

·         Evite repetir a resposta do aluno.

·         Aceite as respostas dos alunos como se fossem presentes.

Pratique ouvindo suas próprias perguntas: grave, Escreva e observe o silêncio.

Resumo do livro "manual do professor eficaz". 

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