Capítulo 9
Talvez, o recurso mais importante para guiar o pensamento dos alunos e a aprendizagem é o uso de perguntas. Um educador classifica as perguntas do professor em quatro categorias principais.
· Cognitivas - perguntas que simplesmente pedem fatos específicos colhidos por meio de leitura, de um filme ou de preleção.
· Convergentes - perguntas que utilizam informação para provar um ponto ou sustentar uma generalização.
· Divergente - perguntas que usam alguma informação conhecida como ponto de partida para a consideração de uma outra situação.
· Avaliadoras - perguntas que procuram usar informação conhecida para atingir algum tipo de avaliação.
Outro educador classifica as perguntas de professores e alunos nestas três categorias:
· Perguntas grandes - As respostas a estas perguntas nos envolvem em um debate contínuo.
· Perguntas médias – Há boas respostas a este tipo de pergunta, mas devemos colocar ponto e vírgula, indicando que há mais para aprender; as respostas não são finais.
· Perguntas pequenas - Perguntas importantes de escopo limitado procurando informação ou a afirmação de um fato.
Pratique os três níveis de perguntas.
Quase todas as perguntas podem ser classificadas em uma destas três categorias que o autor chama de PAI:
P - Perguntas Pessoais
Perguntas com as quais o aluno pode identificar-se pessoalmente. A intenção do ensino é guiar os alunos nas suas escolhas pessoais e na formação de valores. Perguntas neste nível são um meio eficaz de engajar os alunos no processo de pensar, refletir, expressar e agir sobre os interesses com os quais se relacionam pessoalmente.
A - Perguntas Analíticas
Essas requerem que os alunos pensem para poder responder, mas não requerem respostas certas. Elas são mais abertas, com o potencial de terem muitas e diferentes respostas. A mesma pergunta analítica pode ser feita a cada aluno, e cada um poderia ter uma resposta diferente.
I - Perguntas Informativas
Essas por sua vez, requerem que os alunos lembrem algo para dar a resposta. Como resultado da leitura, de ouvir, ou de receber informação por outro meio, os professores esperam que os alunos lembrem alguns fatos para responder às perguntas. O equilíbrio certo entre os três tipos de perguntas guiará os alunos e professores, a fim de conseguirem maior interação e melhor aprendizado.
Algumas diretrizes sobre como fazer perguntas
· Faça perguntas mais abertas do que fechadas.
· Faça só uma pergunta de cada vez.
· Apresente as perguntas à classe toda.
· Proporcione retorno (feedback) à resposta do aluno.
· Após a pergunta e a resposta, prossiga com perguntas mais profundas.
· Após fazer uma pergunta, aguarde em silêncio.
· Use o estilo de interrogação e não de interrogatório.
· Anime os alunos a perguntarem também.
· Evite repetir a resposta do aluno.
· Aceite as respostas dos alunos como se fossem presentes.
Pratique ouvindo suas próprias perguntas: grave, Escreva e observe o silêncio.
Resumo do livro "manual do professor eficaz".
Para comprá-lo entre no site: http://www.amx.com.br/cep/
Nenhum comentário:
Postar um comentário