domingo, 22 de março de 2009

Resumo do livro ensinando para transformar

Capitulo 4

 

A LEI DA COMUNICAÇÃO

 

“A tarefa do professor é despertar a mente do aluno, é estimular as idéias, através do exemplo da simpatia pessoal, e de todos os meios que puder usar para isso, isto é, fornece-lhes lições objetivas para os sentidos e fatos para a inteligência...”

John Milton Gregory

 

 

A Lei da Comunicação - Construir pontes de ligação entre o comunicador e o receptor. 

 

          No mundo atual há uma incapacidade de comunicação. Uma das razões disso é que comunicar não é fácil. Porém a uma das funções principais dos professores é a de comunica-se.

 

          Estabelecer pontes de ligações

 

          O termo comunicação vem do latim commnis que significa comum. Assim para comunicarmos precisamos conhecer os nossos alunos e a partir disso criar pontos de contatos. Desse modo lei da comunicação tem como diz que: Para que haja comunicação e necessário que se estabeleçam pontes de ligação entre o comunicador e o receptor. A missão do professor é descobrir como as pessoas se sentem e a partir disso desenvolver a comunicação.

 

          Pensamentos, sentimentos, ação

 

Toda a comunicação possui três componentes básicos: intelecto, emoção e vontade, em outras palavras pensamentos, sentimentos e ação. Isso gira em torno de o que conheço, sinto e pratico.

 

 

 

Componentes da Comunicação

Em outras palavras...

Então tudo o que eu quiser comunicar a outrem gira em torno de...

Intelecto

Pensamento

Algo que conheço

Emoção

Sentimento

Algo que sinto

Vontade

Ação

Algo que pratico

 

    Se eu conheço muito bem determinada coisa, se a sinto profundamente e ajo em consonância com ela, tenho grandes possibilidades de ser um excelente comunicador dela. Aliás, quanto melhor eu a conhecer, quanto mais intensamente a sentir e a praticar, maior será minha probabilidade de comunicá-la bem.

 

O autor compara o comunicador há um vendedor. A diferença, diz ele é que estou vendendo idéias, conceitos, e não mercadorias, objetos. Então, para conseguir vendê-las, preciso conhecê-las muito bem, tenho que estar profundamente convencido de que são boas, e tenho que praticá-las eu mesmo. Tem que dá certo para mim, antes de apresentá-las a outros.

 

          A comunicação eficiente tem deve ter um ingrediente emocional. O fator sentimento e entusiasmo são essenciais na comunicação. Quando alguém crer de fato no que comunica e se entusiasma a verdade torna-se mais evidente. Seus gestos são naturais e a mensagem torna-se viva. Se não sentimos o que comunicamos, a predica é como palavras ao vento.

 

          Além disso, nunca é de mais repetir quer somos é mais importante do que aquilo que dizemos e ensinamos. Não apenas comunicação de palavras é também comunicação de vida. Assim sempre que tivermos que dá uma aula devemos fazer as seguintes perguntas: O que é que sei e desejo que estes alunos saibam também? O que é que sinto e desejo que eles sintam também? O que estou fazendo e desejo que eles façam?

 

          Colocando em palavras

 

          Depois que tem a verdade na mente, sinto-a no coração e ela domina meus atos, posso passar a outros. A etapa seguinte é traduzir em palavras esse pensamentos-sentimentos-ação.

         

          As palavras são símbolos que comunicamos. Mas não comunicação cristã não é apenas o conteúdo de palavras que desejamos transmitir, mas acima de tudo a mensagem de uma vida. As pessoas estão cansadas de ouvir idéias elas querem algo real.

 

          Todavia as palavras são importantes como às atitudes não verbais. E pergunta quais das duas é mais importante é o mesmo que perguntar qual das duas asas do avião tem mais valor, a da direita e a dá esquerda.

 

Assim a comunicação deve ser tanto verbal como não verbal. Jesus é um exemplo dessa harmonia, ele nunca fez nada que negasse o que ele ensinava. Seus atos e palavras achavam-se sempre em perfeita harmonia. Portanto para ensinar é preciso buscar um equilíbrio entre o conteúdo e sua comunicação, entre os fatos e as formas, entre o que ensinamos e a maneira como ensinamos.

 

Aprimorando a comunicação

 

A comunicação de nossos pensamentos, sentimentos e atos, é constituída de duas fases. Preparação e apresentação.

 

A preparação é importante para o sucesso de nossa comunicação. Uma mensagem precisa de estrutura. Primeiro temos que preparar a introdução. Essa deve ser breve, atrativa e pode vim no formato de pergunta, citação, um problema, etc.

 

Em seguida vem o conteúdo da aula, que se pressupõe que o professor já tenha. Deve-se também aqui introduzir ilustrações e recursos visuais com o propósito de elucidar e resgatar a atenção dos alunos.

 

Por fim o comunicador precisa concluir. Ele deve saber não apenas como começar e chegar mais acima de tudo como terminar. A conclusão deve ter uma aplicação de maneira que o aluno tem o que colocar em prática depois que sai da aula.

 

Assim a avaliação deve ser feita não pelo que dizemos, mas pelo que os alunos dizem, não pelo que pensamos, mas pelo que eles pensam, não pelo que sentimos, mas pelo que eles sentem, não pelo que fazemos, mas pelo que eles fazem.

 

Apresentação. Apresentar implicar em enunciar, ou seja, é falamos com clareza de modo que sejamos entendidos. Isso é essencial para a comunicação. Além disso, o volume de voz é outro fato importante na apresentação. Devemos fala de maneira que os que estão na última cadeira possam ouvir. Por fim devemos variar o tom de voz, gerando assim emoção e entusiasmo.   

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