Capítulo 7
“Há muitos professores que vão para a sala de aula totalmente despreparados ou preparados apenas
John Milton Gregory
A Lei da Preparação Prévia - Preparar o professor para ensinar e o aluno para aprender.
A idéia da lei da preparação prévia é a seguinte: o processo ensino-aprendizagem é mais eficiente se tanto professor como aluno estão previamente bem preparados. Isto tem a ver com um dos maiores problemas que os professores enfrentam: os alunos chegam à sala de aula “frios”.
Por isso não devemos esperar pelo início da aula para despertar interesse nos alunos. Vamos antecipar, para que quando os alunos chegarem na sala de aula já venham com a mente em ação; então é só continuar.
Tarefas Proveitosas
A lei da preparação prévia constitui a base para se das tarefas para casa. Vamos meditar ligeiramente sobre o valor da tarefa para casa. Vejo nelas três vantagens.
A tarefa coloca o pensamento
Sendo assim, a única maneira pela qual poderemos levar os outros a se entusiasmarem com a Palavra de Deus é incentivá-los a “explorar” suas verdades por si mesmos.
Quais as características de uma tarefa bem elaborada?
Em primeiro lugar, ela precisa ser muito criativa, e não apenas uma tarefa par se fazer
Estudos têm mostrado um fato muito interessante: existe uma relação inversamente proporcional entre e previsibilidade de nossos atos e o impacto que podemos causar.
Lutando contra o silêncio
Nem sempre o silêncio é útil para a aula. Ele pode ser um sinônimo timidez. Quanto aos alunos que têm receio de participar da aula, temos que fazer duas coisas: Insistir para que participem; E assim que o fizerem demonstrar satisfação pela participação deles.
Perguntas difíceis
Como agir quando um aluno nos pergunta algo que não sabemos?
A resposta do professor é muito importante. Ele deve elogiar a pergunta, e depois se não souber, o melhor é dizer: “Sua pergunta é ótima, mas ainda não tenho uma resposta para ela. Mas vou tentar estudá-la para responder depois”. Não precisamos tapear ninguém. Não precisamos ter acanhamento de dizer: “Não sei”.
Como controlar os monopolizadores
O que fazer quando um aluno começa a monopolizar a discussão do assunto, e se mostra resistente ao controle do professor?
Quero sugerir um plano em três etapas. Primeiro, manifestar apreço pela contribuição dele. Segundo, pedir a esse aluno um favor. “Você já observou que há muitas pessoas que não participam do debate? Será que pode ajudar-me a fazer essa gente entrar na discussão? Esse método tem efeito fascinante. Por último, sugerir a ele uma pergunta, bem no meio da aula.
A importância de fazer anotações
Precisamos compreender que a maioria das pessoas não se convenceu ainda do quanto é importante fazer anotações na sala de aula, e talvez nem saiba tomar nota da matéria dada.
Um bom modo de ensinar os alunos a fazer anotações é oferecendo-lhes um esboço básico do conteúdo da aula. Depois, à medida que as aulas prosseguem, vamos tornando os esboços cada vez mais resumidos, de forma a obrigá-los a ir acrescentando as informações adicionais. Por esse método, treinamos os alunos para ouvir com inteligência.
O INVESTIMENTO
“Todo aquele, porém, que for bem instruído será como o seu mestre”.
Lucas 6.40b
Essas leis são princípios básicos que se acham intrinsecamente relacionados ao processo de ensino. Se os compreendermos bem e os aplicarmos à nossa prática didática, conseguiremos promover mudanças permanentes na vida dos alunos, sejam eles de que faixa etária forem, seja qual for a matéria que lecionarmos, e seja qual for nosso contexto cultural.
Nosso sucesso na tarefa de ensinar não depende de nosso domínio dessas leis, mas de nós mesmos, como pessoas, e principalmente da liberdade que dermos ao poder de Deus para que ele atue
Excelente trabalho! Boa organização e fidelidade ao texto!
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