sábado, 21 de março de 2009

CONCEITOS-CHAVE.

 Capítulo 3

CONCEITOS-CHAVE.

 

Focalizar os conceitos-chave responde a pergunta: o que vou ensinar? Antes de entra na sala o professor precisa considerar o assunto que vai lecionar. Ele tem que participar ativa e responsavelmente do processo curricular. E tem de saber escolher, de acordo com o contexto dos alunos, e considerado os temas da atualidade.

Uma fez que não podem ensina sobre tudo professor tem que descobrir conceitos-chave que possam ser apresentados, compreendidos e usados com clareza e sentido. Entretanto, ao ensinar na escola dominical o professor encontra alunos que trazem consigo uma variedade de experiências e conceitos já formados, o que dificulta a comunicação e o ensino.

Para resolver esse problema faz-se necessário algumas coisas.

1.      Comece onde o aluno está. – Professor deve comece onde o aluno está e a partir de suas experiências e conceitos, levá-lo a verdade.

2.      Comece com conceitos baseados na experiência do aluno. – Antes de fala de um conceito o professor tem que ter a certeza se o aluno o entende.

3.      Reforce seu ensino com comparações e repetições. – Os alunos compreendem melhor quando o assunto está relacionado com uma experiência e conceitos individuais.

4.      Seja seletivo. – Focalize um conceito de cada vez. Ensine e aprofunde-se no que é chave e não o que é secundário.

Ainda sobre esse assunto o Dr. Edgar Dale, professor de educação da Universidade de Ohio, em seu artigo “Educação como conceituação” diz que: Educação é um processo de desenvolver e refinar aplicando-os a situações velhas e novas. Que alguns conceitos são facilmente dominados. Que teríamos uma evolução se os professores desenvolvesse conceitos considerando os estágios pelos quais eles se desenvolvem, a saber: o acontecimento em si, experiências ligadas ao acontecimento original, e por fim a experiência semi-concreta. Jerome Bruner chama estes três níveis de: fazer, visualizar e simbolizar.

Uma atividade para apresentar conceitos-chave.

Para apresentar conceitos-chave são necessários alguns passos, a saber:

1.      Faça uma lista de palavras-chave – Escreve cinco ou mais palavras que usaria para dizer algo sobre um assunto.

2.      Compare a sua lista de palavras – compare esta lista com a de outras pessoas que também fizeram este exercício.

3.      Considere dois fatores: duas pessoas não escolher exatamente os mesmos conceitos-chaves e mesmo não havendo duas listas idênticas, haverá palavras semelhantes.

4.      Faça uma lista composta – Faça uma relação composta das palavras escolhidas de todas as listas.

5.      Enquadre todos os conceitos em duas categorias – Concretos: conceitos relacionados com as experiências diretas; Abstratos: Conceitos simbólicos.

6.      Relacione os conceitos que se combinem – Vejas as palavras que tenham algo em comum e divida-as em categorias.

7.      Resuma o estudo com uma afirmação – Escreve algumas frases simples e concretas, que resumam a essência daquilo que desejas comunicar.   

Resumo do livro "manual do professor eficaz". 

Para comprá-lo entre no site: http://www.amx.com.br/cep/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
©2007 Elke di Barros. Adaptado por Jailson Santos. Por Templates e Acessorios