sábado, 21 de março de 2009

O PROCESSO DE PLANEJAMENTO

Capítulo 7

O PROCESSO DE PLANEJAMENTO

 

Nos capítulos anteriores o autor procurou responder: O que vou ensinar? – Esta pergunta diz respeito à escolha do currículo. O que os alunos vão aprender? – Aqui o está em jogo os objetivos gerais e específicos a serem atingidos durante a aula. Quais as atividades de ensino vou planejar para a aula? – Neste caso o professor se preocupará com as atividades metodológicas. Quais os recursos usaremos na sala de aula? Que são os meios pelos quais os alunos se envolvem na aprendizagem.

As respostas as essas perguntas constroem uma ponte entre conceitos e objetivos. Se as atividades de ensino não estiverem ligados há estas duas coisas o ensino será ineficaz. Assim a orientação do autor é quer os alunos pratiquem o planejamento. Para isso o professor depois de identificar a idade dos alunos deve seguir os seguintes passos:

ü  Escolher idéias principais que vai focalizar na aula e fazer um esboço delas.

ü  Selecionar os objetivos apropriados às idéias centrais escolhidas.

ü  Selecionar atividades de ensino que o ajudará a comunicar as idéias centrais e atingir os objetivos.

ü  Selecionar os recursos necessários para as atividades selecionadas.

Após seguir estes passos o professor pode montar o seu plano de aula, preenchendo as atividades e recursos como se segue no exemplo abaixo.

TEMPO

ATIVIDADES

RECURSOS

Abertura:

05 minutos

 

 

Apresentação:

10 minutos

 

 

Exploração:

15 minutos

 

 

Reação criativa:

15 minutos

 

 

Encerramento

10 minutos

 

 

Resumo do livro "manual do professor eficaz". 

Para comprá-lo entre no site: http://www.amx.com.br/cep/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
©2007 Elke di Barros. Adaptado por Jailson Santos. Por Templates e Acessorios