domingo, 22 de março de 2009

Resumo do livro ensinando para transformar

Capítulo 5

 

A LEI DO CORAÇÃO

 

 

“Como um professor pode deixar de manifestar uma atitude ardorosa e inspirativa se o assunto de que trata é tão impregnado de realidade”.

John Milton Gregory

 

A Lei do Coração - Atingir a personalidade como um todo - intelecto, sentimento e vontade.

 

          O ensino que realmente causa em quem o recebe não é o que passa de uma mente para outra, mas de um coração para outro. Essa é a lei do coração, que só pode ser verdadeira se compreender o sentido bíblico da palavra coração. Para os hebreus, essa palavra englobava a totalidade do ser: intelecto, emoção e vontade.

 

Caráter, Afetividade, Conteúdo

 

Para Sócrates a comunicação tem três conceitos interessantes Ethos, pathos e logos.

 

Ethos, segundo explicava Sócrates, diz respeito à credibilidade do professor, sua credencial. O outro aspecto, pathos, diz respeito ao modo como o professor desperta as emoções e sentimentos de seus alunos.O conceito do logos diz respeito à apresentação de nossa argumentação.

 

Ele envolve a mente no processo e assim opera a compreensão do fato. Constitui a base lógica das ações que desejamos ver os alunos praticarem, para que descubram por si que essas ações são corretas e sensatas.

 

Assim, e nossa afetividade que vai gerar ao aluno a motivação para aprender. Quando ao aluno sente que o professor o ama, dispõe-se a fazer tudo o que ele quiser que faça.

 

E é o conteúdo que gera no aluno a percepção. O mestre tem primeiro a percepção de um fato, que depois o aluno também vê, compreende, descobre, apossa-se dele. Afinal ele passa a integrar sua rede de conhecimentos.

 

O Processo Ensino-Aprendizagem

 

Existe uma grande relação entre ensinar e aprender. O processo ensino-aprendizagem é algo conjugado. Os dois termos são inseparáveis. Se o aluno não aprende, isso significa que nós não ensinamos. Portanto, a mais simples definição de aprendizagem que conheço é: aprender é modificar-se.

 

Sempre que uma pessoa aprende alguma cosa sofre alguma modificação. Paulo diz: “Transformai-vos pela renovação da vossa mente”. Esse um processo de transformação e uma metamorfose. E não se trata de uma transformação exterior, mas interior: “pela renovação da vossa mente”. A verdadeira educação leva a modificação de hábitos e da vida.

 

Onde começa a Aprendizagem

 

Toda aprendizagem começa ao nível da emoção. As pessoas absorvem aquilo que se sentem interessadas em absorver, e rejeitam o que querem rejeitar.

 

Ninguém tem o mínimo interesse pelo que nós temos a comunicar, a não ser que percebam que temos interesse nele pessoalmente.

 

É preciso, então, estabelecer com eles um relacionamento genuíno, uma comunicação de alma para alma, para que possam “entrar” plenamente no assunto que estamos lecionando.

 

 

 

 

Não esquecer os fatos

 

Alguns dizem: “aquilo em que a gente crê não tem muita importância. O importante mesmo é o modo como se crê”. Esse pensamento é bonito, mas é errado.

 

É muitíssimo importante, sim, aquilo em que se crê, pois o conteúdo de nossa fé é que determina o modo como vamos agir. É verdade que uma pessoa pode ter uma crença correta e agir erradamente. Mas por outro lado só quem tem uma crença correta pode agir corretamente.

 

Do ponto de vista bíblico, o conteúdo é de suma importância. Precisamos conhecer a mensagem que Deus revela ao homem. Não podemos nunca nos esquecer dos fatos da Palavra de Deus. Sendo assim, Só ocorre o aprendizado, e, portanto, só ocorre o ensino depois que houver mudanças na mente, na emoção e na vontade do indivíduo.

 

Causemos Impacto

 

Como posso colocar isso em prática e impactar meus alunos? Há três coisas que podemos fazer se quisermos causar impacto em nossos alunos.

 

Conhecer bem os alunos. Essa tarefa vai exigir grande dedicação pessoal, e muito tempo. Esse processo implica em nos envolver mais com os alunos, tanto na sala como fora dela, formal e informalmente. Implica em chegar cedo à sala de aula, e ficar um pouco mais após o horário para conversar em casa.

 

Alguns professores vivem num mundo irreal, totalmente alheio aos alunos. Quanto mais próximo estivermos deles, maior e mais permanente será o impacto que causaremos.

 

Conquistemos o direito de ser ouvidos. Além de saber fala o professor tem que ser mestre em ouvir. Para podermos nos comunicar precisamos ter credibilidade e quando ouvimos a conquistamos.

 

Disponhamos-nos a nos mostrar vulneráveis perante nossos alunos. Precisamos então descobrir formas de passar aos outros as lições que Deus nos ensinou por meio dessas experiências de crescimento, por meio de dolorosas falhas, pelas quais ele nos transformou no que somos hoje.

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