sábado, 21 de março de 2009

ENCONTROS DE PREPARAÇÃO DE PROFESSORES

Capítulo 13

ENCONTROS DE PREPARAÇÃO DE PROFESSORES

 

            Este capítulo é especialmente para pastores, educadores cristãos e outras pessoas que são responsáveis por recrutar, treinar e providenciar apoio aos professores e líderes.

A importância do treinamento dos professores

Há muitos cursos bons nas livrarias. Porém, mesmo nos melhores cursos, tenho observado uma unidade fraca aqui e uma lição mais fraca acolá. O material para a Escola Dominical é muito importante para 95% dos professores. A maioria deles não está disposta a começar do nada para elaborar seu próprio material, de modo que precisamos escolher o material que reflita os alvos da educação cristã de nossa igreja e a expectativa do que espera dos seus professores e alunos.

      Eles precisam ser equipados para ensinar, recebendo treinamento e apoio que os capacite a tornar-se hábeis, ativos e eficazes. Cada igreja, grande ou pequena, deve desenvolver uma estratégia de treinamento que proverá e o apoio necessários aos professores.

Recrutando e apoiando professores

Recrutá-los é uma das tarefas mais difíceis e frustrantes que existem na educação cristã. Em todos os setores da vida da igreja, deve haver maior dedicação e apoio aos professores.

  1. Em vez de apenas preencher as vagas, recrute pessoas com técnicas específicas para uma tarefa específica.
  2. Em vez de recrutar pessoas para um período indeterminado de tempo, marque claramente as datas do inicio e do fim do trabalho. Pode ser por dois ou três anos, ou apenas alguns meses, ou para lecionar uma unidade de estudo.
  3. Em vez de recrutar pessoas para ensinarem sozinhas, desenvolva um sistema de ensino por equipe ou, pelo menos, de planejamento por equipe.
  4. Em vez de colocar pessoas às cegas nas equipes, dê oportunidade para que elas trabalhem juntas em cursos de treinamento ou outras atividades, onde terão chance de se conhecer e de resolver por si mesmas com quem querem lecionar.
  5. Em vez de falar com as pessoas sobre o ensino, em geral, é bom apresentar uma declaração daquilo que se espera do professor.

O QUE ESPERAMOS DOS PROFESSORES?

a)      Os professores vêem suas tarefas como chamado de Deus.

b)      Tornam-se membros de equipes de ensino.

Um livrinho intitulado “Eu? Um professor?” Descreve assim o papel que o professor desempenha:

ü  “Um professor não é um perito da Bíblia, porém tem ajuda e orientação profissional”.

ü  “Um professor não sabe todas as respostas, porem ele é um aprendiz entre outros aprendizes”.

ü  “Um professor não fica ligado a um programa rígido, porém é livre para ser criativo e flexível.

ü  “Um professor não ensina um currículo, mas ensina pessoas.

ü  “Um professor não ensina o tempo todo, mas tira tempo para ouvir”.

ü  “Um professor não trabalha sozinho, mas faz parte de uma equipe”.

  1. Em vez de esperar que os professores aprendam a ensinar ensinando, providencie um programa regular de treinamento, antes de iniciarem a tarefa de ensinar e durante o tempo em que fazem estágio.

ü  Um curso sobre “Introdução ao ensino na igreja” para apresentar as diversas e as técnicas.

ü  Encoraje pessoas a servir como auxiliares.

ü  Visitar salas de aula e observar o ensino.

ü  Oportunidades de treinamento.

  1. Em vez de recrutar professores e deixá-los ao acaso, esquecendo-se deles, providencie um programa regular de apreciação.

Algumas maneiras de reconhecer os professores incluem:

ü  Um dia especial, para eles receberem visitas dos pais à Escola Dominical.

ü  Uma recepção anual para os professores.

ü  Visita.

Tipos de treinamento de professores

Tendo a igreja desenvolvido uma estratégia para re­crutamento, reconhecimento e apoio aos professores, é im­portante incluir, nessa estratégia, um programa sistemático de treinamento. Há muitos tipos de encontros para treinamento de pro­fessores, alguns dos quais aparecem na lista abaixo.

1. Um breve período de treinamento como parte de uma reunião ordinária de professores. Se os professores têm uma reunião mensal ou tri­mestral, é possível usar de 30 a 90 minutos da reunião para estudar um método.

2. Preparação de professores de grupos de determi­nada faixa etária. Quando dois ou mais professores estão usando o mesmo currículo, é possível reuni-los alguma vez para revisar a unidade de estudo.

3. Instrução autodidática ou treinamento dirigido. Há material disponível que os professores podem usar para a sua própria instrução.

4. Um encontro de duas ou três horas. O encontro único, sem continuidade, é o mais difícil de dirigir.

5. Uma série de encontros. Durante certo período de tempo, vários encontros são planejados semanal ou mensalmente.

6. Um curso intensivo e progressivo. Seis ou mais encontros conduzidos durante um perío­do relativamente curto.

7. Grupo pequeno para aula prática. Vários encontros, com pequenos grupos de professo­res para faixas etárias semelhantes.

8. Experiências que podem se repetir. Um ou mais encontros fornecem experiências especí­ficas que podem ser repetidas.

9. O sistema de cooperação. Quase todo professor da Escola Dominical conhece pelo menos um professor de ensino fundamental que ensi­na para a mesma faixa etária.

10. Várias igrejas trabalham a fim de conseguir uma biblioteca para professores e líderes. Nas cidades grandes, é possível conseguir que igrejas Se unam com a finalidade de ter um centro de recursos para professores.

Quando observamos os itens acima, torna-se óbvio que não devemos ser limitados no que oferecemos aos professores.

Educação cristã para igrejas onde não há educa­dores profissionais

A maior parte das igrejas têm educadores profissionais com meio expediente, e muito menos têm profissionais de tem­po integral. Contudo, os professores nestas igrejas preci­sam de apoio e orientação, tanto quanto os professores das igrejas grandes, que pagam educadores profissionais

Segue um esboço de várias estratégias que podem ser consideradas pelas igrejas menores com o fim de fornecer um serviço de treinamento de professores.

1. Igrejas de várias denominações, numa cidade pe­quena, ou igrejas da mesma denominação numa determi­nada área geográfica, podem reunir pessoal, recursos mo­netários e outros para:

2. Uma igreja pode identificar e listar duas ou três pessoas entre os membros que tiverem experiência de en­sino e dar-lhes treinamento especial, a fim de que sirvam como líderes voluntários, treinando outros.

3. O pastor de uma igreja menor que está interessado no ensino pode convocar várias pessoas para trabalharem com ele, providenciando treinamento para os professores de sua igreja.

4. Um coordenador de educação cristã, ou uma co­missão, poderia conseguir um cooperador para planejar e orientar cada professor.

Por fim o autor dá dez descrições de encontros, que podem serem planejados e realizados para a preparação dos professores, mas que não é necessário abordarmos aqui neste resumo.


Resumo do livro "manual do professor eficaz". 

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