sábado, 21 de março de 2009

USO CRIATIVO DE RECURSOS AUDIVISUAIS

Capítulo 10

USO CRIATIVO DE RECURSOS AUDIVISUAIS

 

            Não mais podemos depender, na igreja, das técnicas educacionais que têm sido usadas por muitos professores. Muitos alunos têm acesso a novos métodos contemporânea. Por isso os professores, se quiseram ensinar com criatividade precisam:

1.      Os professores têm de assumir a responsabilidade de escolher ou planejar os recursos mais adequados aos seus alunos.Os professores têm de escolher recursos e atividades, ou planejar outros que sejam apropriados para uma aula específica.

2.      Alguns dos recursos e atividades mais eficientes são aqueles que o professor descobre ou planeja. São mais motivados quando usam de sua própria criatividade.

3.      Os alunos aprendem de diversas maneiras: alguns aprendem bem com atividades verbais, outros com atividades visuais, mas a maioria aprende melhor quando se combinam estas duas atividades. Os professores devem reconhecer que nem todos os alunos aprendem da mesma forma; por isso é necessário providenciar uma ampla variedade de atividades de aprendizagem.

4.      As composições visuais são tão válidas quanto às verbais. Hoje, muitos alunos comunicarem entre si por filmes, slides, fotografias e demais meios visuais.

5.      Os materiais e equipamentos audiovisuais não são apenas para o professor, são instrumentos, também, para os alunos. Hoje, mais e mais os alunos podem usá-los meios de comunicação.

6.      Há riscos envolvidos no uso de equipamentos recursos audiovisuais; mas, mesmo com riscos, é válido utilizá-los.

7.      Professores e alunos devem experimentar e praticar o uso dos recursos audiovisuais para torná-los criativos e eficientes.

 Maneiras de usar o retroprojetor

  1. No lugar do quadro-negro. O professor pode manter contato visual com os alunos.
  2. Materiais preparados pelos professores. Gráficos, mapas, tarefas, esboços, etc.
  3. Materiais preparados pelos alunos. Em grupos pequenos, ou individualmente.
  4. Caridade dos alunos. sugere muitas maneiras de os estudantes expressarem.
  5. O estudo de um mapa. É próprio para estudar mapas.
  6. Gravuras ou fotografias.

 

Modos de usar um filme

  1. Apresentar informação para abordar um conceito ou fato.
  2. Mostre o filme, focalizando personagens específicos para que os alunos se identifiquem com eles.
  3. Pare o filme no meio e peça que os alunos pensem e discutam como acham que vai terminar.

 

Maneiras de usar fitas cassetes e gravadores

1.      Fitas para uso educacional preparadas pelo professor.

O mundo inteiro está ao alcance da sala de aula por meio de um telefonema internacional, quando se usa um aparelho para gravar a voz.

2.      Fitas preparadas pelo aluno.

Os alunos que têm dificuldade para escrever histórias, por isso eles podem gravá-las. O professor pode avaliar a Lição. Ver as reações dos alunos na aula.

            3. Fitas gravadas comercialmente. As fitas gravadas podem ser comecializadas.

Maneiras de usar filmes (vídeos)

            Os professores usam filmes por motivos errados.

ü  Temas não apropriados.

ü  Passar tempo.

ü  Divertimento.

Os filmes têm um potencial tremendo para atingirem muitos dos objetivos educacionais. A seguir apresentamos várias maneiras que têm dado resultados para muitos professores.

1)      Ver com um propósito - Antes de mostrar o filme, o professor apresenta uma ou duas perguntas que os alunos terão em mente durante a exibição

2)      Mostrando filmes contrastantes - Os filmes devem ter pontos de vista dife­rentes, estilos cinematográficos também diferentes ou outras características contrastantes que ofereçam bases para comparação e discussão.

3)      Mostrar só uma parte do filme - Muitos fil­mes extensos têm valiosos segmentos completos em si, que podem ser usados separadamente.

4)      Mostre o filme pela metade – Alguns filmes que apresentam uma narração ou documentário sobre determinado tema ou fato seriam interrompidos no meio.

5)      Filmes e dramas espontâneos – Os filmes como dramas espontâneos, que apresentam pessoas envolvidas com preocupações da vida real, podem ser usados para incentivar os espectadores a se identificarem com essas mesmas preocupações

Critérios para selecionar e usar recursos audiovisuais

            Se o recurso recebe uma resposta negativa, em várias das perguntas aconselhável considerar se deve adquiri-lo ou mesmo usá-lo. Algumas perguntas devem ser feitas, a saber: O recurso focaliza questões e pontos que as pessoas devem ponderar seriamente? Há relacionamento direto ou indireto entre o as­sunto do recurso e a essência do evangelho? O recurso convida os alunos a pensar, refletir, ima­ginar e reagir com toda a criatividade e perspicácia de que são capazes.

Resumo do livro "manual do professor eficaz". 

Para comprá-lo entre no site: http://www.amx.com.br/cep/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
©2007 Elke di Barros. Adaptado por Jailson Santos. Por Templates e Acessorios