Capítulo 10
USO CRIATIVO DE RECURSOS AUDIVISUAIS
Não mais podemos depender, na igreja, das técnicas educacionais que têm sido usadas por muitos professores. Muitos alunos têm acesso a novos métodos contemporânea. Por isso os professores, se quiseram ensinar com criatividade precisam:
1. Os professores têm de assumir a responsabilidade de escolher ou planejar os recursos mais adequados aos seus alunos.Os professores têm de escolher recursos e atividades, ou planejar outros que sejam apropriados para uma aula específica.
2. Alguns dos recursos e atividades mais eficientes são aqueles que o professor descobre ou planeja. São mais motivados quando usam de sua própria criatividade.
3. Os alunos aprendem de diversas maneiras: alguns aprendem bem com atividades verbais, outros com atividades visuais, mas a maioria aprende melhor quando se combinam estas duas atividades. Os professores devem reconhecer que nem todos os alunos aprendem da mesma forma; por isso é necessário providenciar uma ampla variedade de atividades de aprendizagem.
4. As composições visuais são tão válidas quanto às verbais. Hoje, muitos alunos comunicarem entre si por filmes, slides, fotografias e demais meios visuais.
5. Os materiais e equipamentos audiovisuais não são apenas para o professor, são instrumentos, também, para os alunos. Hoje, mais e mais os alunos podem usá-los meios de comunicação.
6. Há riscos envolvidos no uso de equipamentos recursos audiovisuais; mas, mesmo com riscos, é válido utilizá-los.
7. Professores e alunos devem experimentar e praticar o uso dos recursos audiovisuais para torná-los criativos e eficientes.
Maneiras de usar o retroprojetor
- No lugar do quadro-negro. O professor pode manter contato visual com os alunos.
- Materiais preparados pelos professores. Gráficos, mapas, tarefas, esboços, etc.
- Materiais preparados pelos alunos. Em grupos pequenos, ou individualmente.
- Caridade dos alunos. sugere muitas maneiras de os estudantes expressarem.
- O estudo de um mapa. É próprio para estudar mapas.
- Gravuras ou fotografias.
Modos de usar um filme
- Apresentar informação para abordar um conceito ou fato.
- Mostre o filme, focalizando personagens específicos para que os alunos se identifiquem com eles.
- Pare o filme no meio e peça que os alunos pensem e discutam como acham que vai terminar.
Maneiras de usar fitas cassetes e gravadores
1. Fitas para uso educacional preparadas pelo professor.
O mundo inteiro está ao alcance da sala de aula por meio de um telefonema internacional, quando se usa um aparelho para gravar a voz.
2. Fitas preparadas pelo aluno.
Os alunos que têm dificuldade para escrever histórias, por isso eles podem gravá-las. O professor pode avaliar a Lição. Ver as reações dos alunos na aula.
3. Fitas gravadas comercialmente. As fitas gravadas podem ser comecializadas.
Maneiras de usar filmes (vídeos)
Os professores usam filmes por motivos errados.
ü Temas não apropriados.
ü Passar tempo.
ü Divertimento.
Os filmes têm um potencial tremendo para atingirem muitos dos objetivos educacionais. A seguir apresentamos várias maneiras que têm dado resultados para muitos professores.
1) Ver com um propósito - Antes de mostrar o filme, o professor apresenta uma ou duas perguntas que os alunos terão em mente durante a exibição
2) Mostrando filmes contrastantes - Os filmes devem ter pontos de vista diferentes, estilos cinematográficos também diferentes ou outras características contrastantes que ofereçam bases para comparação e discussão.
3) Mostrar só uma parte do filme - Muitos filmes extensos têm valiosos segmentos completos em si, que podem ser usados separadamente.
4) Mostre o filme pela metade – Alguns filmes que apresentam uma narração ou documentário sobre determinado tema ou fato seriam interrompidos no meio.
5) Filmes e dramas espontâneos – Os filmes como dramas espontâneos, que apresentam pessoas envolvidas com preocupações da vida real, podem ser usados para incentivar os espectadores a se identificarem com essas mesmas preocupações
Critérios para selecionar e usar recursos audiovisuais
Se o recurso recebe uma resposta negativa, em várias das perguntas aconselhável considerar se deve adquiri-lo ou mesmo usá-lo. Algumas perguntas devem ser feitas, a saber: O recurso focaliza questões e pontos que as pessoas devem ponderar seriamente? Há relacionamento direto ou indireto entre o assunto do recurso e a essência do evangelho? O recurso convida os alunos a pensar, refletir, imaginar e reagir com toda a criatividade e perspicácia de que são capazes.
Resumo do livro "manual do professor eficaz".
Para comprá-lo entre no site: http://www.amx.com.br/cep/
Nenhum comentário:
Postar um comentário