sábado, 21 de março de 2009

MANEIRAS DE AUMENTAR A PARTICIPAÇÃO DO ALUNO

Capítulo 12

MANEIRAS DE AUMENTAR A PARTICIPAÇÃO DO ALUNO

 

            Os alunos serão mais motivados a participar das atividades de aprendizagem, quando lhes for dada oportunidade de investir no que está ocorrendo. Um das maneiras de animar os alunos a investir na sua própria aprendizagem é prover tantos modos quantos possíveis para que decidam sobre o que e como querem estudar. Eles podem escolher sobre o que e como vão aprender são mais motivados do que aqueles que recebem ordens sobre tudo o que fazem.

Selecionando atividades

O professor pode arranjar a sala com vários centros de aprendizagem ou de atividades. Cada centro terá as instru­ções bem visíveis e os recursos necessários à atividade. Após a introdução ao assunto, os alunos recebem uma lis­ta dos centros entre os quais aquele onde querem traba­lhar. Um centro para cada quatro ou cinco alunos é, talvez, o ideal.

Atividades de pesquisa criativa um livro da bíblia

ü  Grupo 1: Use fotografias em slides para criar uma apresentação.

ü  Grupo 2: Crie uma apresentação de mapas, usando transparências.

ü  Grupo 3: Crie uma coleção de pôsteres ou cartazes.

ü  Grupo 4: Escreva artigos curtos para criar um jornal de duas páginas.

ü  Grupo 5: Prepare um processo de acusação e defesa de personagem bíblico.

Usando um quadrado dividido em nove quadros.

Para os alunos que preferem alguma estrutura, e que ainda desejem fazer escolhas, desenvolvemos um quadrado. Este "trilho" inclui as "entradas" das atividades. Há oito trilhas dentre as quais o aluno pode escolher. Qual­quer um deles terá um destes espaços de "entrada". Após terminar esta atividade, o aluno pratica mais duas ativida­des que consistem em reagir e criar. Achamos este formato para planejamento muito útil para os alunos. Eles gosta­ram da experiência.

Estratégias para definir valores

Todas as estratégias para definir valores (ver o Capítulo 11) requerem que os alunos façam escolhas. Ao usar estas três atividades: seleção de valores, classificando as prio­ridades, a procura de ações alternativas ou qualquer uma das várias estratégias, os alunos têm oportunidade de investir algo de si em todo o processo.

Analisando e tornando as perguntas pessoais

As categorias de perguntas apresentadas no Capítulo 9, pedindo que os alunos analisem e façam pessoais os assuntos, são exemplos de maneiras em que os alunos mais se envolvem por meio das perguntas dos professores.

Atividades criativas

Quando os alunos recebem bastante informação que os ajuda a pensar e pesquisar um assunto, poderão respon­der criativamente, expressando algo de sua compreen­são e sentimentos. Há dezenas de atividades criativas que farão o aluno vibrar.

Jogos simulados e outras atividades

A maioria das ativida­des simuladas requer participação da classe toda. Quando os alunos tomam decisões e participam ativamente, ou se expressam criativamente, é importante que os professores os estimulem tanto verbalmente como de outras maneiras.

Resumo do livro "manual do professor eficaz". 

Para comprá-lo entre no site: http://www.amx.com.br/cep/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
©2007 Elke di Barros. Adaptado por Jailson Santos. Por Templates e Acessorios