sábado, 21 de março de 2009

RELAÇÃO ENTRE VALORES E ENSINO

Capítulo 11

RELAÇÃO ENTRE VALORES E ENSINO

            Educadores, pastores, pais e líderes, em geral, têm-se preocupado por muitos séculos com o ensino de valores cristãos. Para servir ao próximo e pôr em ação o que a gente diz que crê ou pensa.

Os valores e o ensino da educação cristã

Pressuposições:

1)      A maior parte dos professores, pastores e pais têm comunicado valores, tradicionalmente, por meio do método descrito como moralização. Quando um adulto quer impor seus valores sobre uma pessoa mais jovem, não a está ajudando a tornar-se independente, responsável e madura em suas decisões.

2)      Na ausência de uma série de valores, alguns adultos adotam uma atitude de não intervenção. A experiência é a melhor mestra. Você terá de descobrir por si o que é certo para você.

3)      Outra influencia, na formação de valores, é o “herói” ou o “modelo” que a pessoa admira. A maioria dos jovens e muitos adultos têm uma variedade de heróis a quem admiram. O herói é falível e não pode preencher toda a expectativa irreal do fã.

4)      A definição de valores é uma alternativa muito útil aos três tipos de formação de valores mencionados acima. O indivíduo é o principal responsável dos próprios valores; as pessoas são ajudadas quando julgam procurando uma definição dos próprios valores; as pessoas precisam de oportunidades para refletir sobre os próprios valores.

Plano para um roteiro de seis horas sobre os valores e o ensino da educação cristã

Sete aspectos na formação de valores

Definição: Os valores são os elementos que mostram como a pessoa resolveu usar a sua vida. Assim, o processo de avaliação: A não ser que algo satisfaça todos os sete aspectos ou critérios, não o chamaremos de valor.

1. Livre escolha - Os valores têm de ser escolhidos livremente, se serão de real valia para o indivíduo.

2. Escolha dentre várias alternativas - Somente quando a escolha é feita entre mais de uma alternativa é que podemos dizer que há um valor.

3. Escolha, após cuidadoso exame das conseqüências de cada alternativa - Um valor só pode surgir após um exame cuidadoso de todas as alternativas e as conseqüências da escolha.

4. Apreciação - Os valores emanam das escolhas que fazemos de bom grado.

5. Afirmação - De boa vontade, afirmamos publicamente nossos valores.

6. Ação de acordo com escolhas - Para que um valor se faça sentir, a vida mesma tem de ser afetada. Nada pode ser de valor se não der, de fato, direção à vida.

7. Repetição - Os valores tendem a ser persistentes e a formar um pa­drão na vida.

Valores e indicadores de valores

De acordo com os sete passos previamente identificados, muitas coisas que pensávamos ser valores, na realidade, não o são; são, antes, indicadores de valores. Nossos valo­res geralmente surgem do que identificamos como indi­cadores de valores.

 

Áreas da vida ricas em valores

Há algumas áreas, em nossas vidas, que são particularmente significativas e que requerem que formulemos alguns valores. Dinheiro; amizade; amor e sexo; religião; lazer; a política e a organização social; trabalho; família; maturidade.

Resumo do livro "manual do professor eficaz". 

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