Capítulo 4
Em tudo que fazemos procuramos ter um objetivo especifico. E no ensino também deve ser assim. Para alcançarmos nossos objetivos temos que ter planejamento e sermos os mais específicos o possível.
Algumas definições. Objetivo é: “Alvo ou fim que se pretende atingir”. (Dicionário Aurélio) “um grupo de palavras descrevendo o plano que o professor tem para o aluno”. (Robert F. Mager)
Comparando alvos com objetivos.
Muitas vezes os professores usam alvo e objetivo como sinônimos, todavia há uma diferença entre ambos. O primeiro é mais amplo, às vezes para longo prazo e nem sempre alcançáveis. O segundo é mais específico e se pode alcançar com maior facilidade.
Critérios para escrever objetivos.
ü Deve ser escrito em termos de atuação do aluno.
ü Ter o que esperamos que os alunos façam.
ü Deve ser especifico.
ü Ter as condições nas quais se esperam que o aluno atue.
ü É medido.
ü Está ligado ao que vem antes e depois.
Comece a escreve o objetivo com a seguinte declaração: “ao final da aula os alunos poderão...” Após a declaração introdutória, o verbo que segue é a chave do objetivo inteiro, por isso escolha verbos adequados e evite palavras vagas.
Praticas para escrever objetivos, usando quatro passos.
Compare as duas declarações – selecione duas das declarações de objetivos compare-as, e depois escolha a mais especificas e que focalize a atividade dos alunos. Para isso é necessário considerar as condições sobre as quais os objetivos serão atingidos e a qualidade do trabalho que o professor espera.
Dois critérios adicionais para escrever objetivos.
ü As condições sobre as quais os objetivos serão alcançados incluem tempo, materiais, recursos e devem ser impressos em negrito.
ü A qualidade com que os objetivos são alcançados diz algo sobre o nível de expectativas do professor.
ü Pratique escrever seus próprios objetivos – a partir de uma idéia principal e tomando-a como base escreva seus próprios objetivos.
Resumo do livro "manual do professor eficaz".
Para comprá-lo entre no site: http://www.amx.com.br/cep/
Nenhum comentário:
Postar um comentário