Capítulo 2
Tanto na hora de planejar e ministrar a aula o professor precisar tomar muitas decisões. Com um pouco mais de cuidado ao planejar e dando mais atenção a algumas decisões o ele pode ser mais eficaz no ensino. As dez decisões que se seguem não são as únicas mais as mais importantes.
1.      O que vou ensinar? – Esta pergunta diz respeito à escolha do currículo, dos conceitos chaves a ser focalizados no ensino e relacionados com a experiência do aluno.
2.      O que os alunos vão aprender? – Aqui o está em jogo os objetivos gerais e específicos que expressam o que o professor quer os alunos atinjam durante a aula. 
3.      Quais as atividades de ensino vou planejar para a aula? – Neste caso o professor se preocupará com uma atividade metodológica que envolverá a maioria dos alunos na maior parte do tempo. 
4.      Quais os recursos usaremos na sala de aula? – Ele precisar sabe que os recursos são os meios pelos quais os alunos se envolvem na aprendizagem.
5.      Que estratégia usarei para motivar os alunos a se envolverem? – A estratégia deve ser planejada e ter: abertura, apresentação, exploração, criatividade e encerramento. 
6.      Como arrumarei a sala? – A arrumação da sala ensina tanto quanto as palavras. Ela deve ter os recursos visuais e ser bem decorada e com espaços que permita a movimentação dos alunos.  
7.        Que pergunta vou fazer? – Elas são necessárias e pode ser: informativas, analíticas e pessoais.  
8.      Que escolhas farão os alunos durante a aula? – Escolhas que motivem e envolvam os alunos e devem ser discutidas e avaliadas.
9.      Que instruções darei? – As instruções devem ser dadas passo a passo tanto de formas verbais como através de visuais.
10.  Como deverei reagir quando o aluno se manifestar? – O professor deve responder ao aluno e isso levará a uma maior participação saudável. 
Resumo do livro "manual do professor eficaz". 
Para comprá-lo entre no site: http://www.amx.com.br/cep/

Nenhum comentário:
Postar um comentário