Capítulo 6
RECURSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Os recursos se referem ao material que os professores e alunos usam no processo de ensino e aprendizagem. Alguns exemplos destes são:
ü Recursos para atividades verbais – Livros, lápis, papel, etc.
ü Recursos para atividades visuais – Vídeos, mapas, revistas, etc.
ü Recursos para atividades experiências simuladas – Teatro, fantoches, etc.
ü Recursos para atividades experiências reais – Todas as matérias acima.
Todos esses recursos são extremamente úteis e quanto maior for à variedade de recursos melhor será o ensino e aprendizagem.
O professor eficaz
O autor propõe uma dinâmica ou jogo que serve para despertar e ajudar o professor a desenvolver e auxiliar o ensino e aprendizado. O professor eficaz é um jogo simulado que pode ser usado por uma ou mais pessoas para destacar o valor relativo que elas colocam numa variedade de recursos de ensino e aprendizagem.
Depois de participar do jogo os professores devem se reunir para reflexão e discussão, tentando responder a seguinte questão: “o que levou você a escolher este material para sua aula?” Segundo o autor a resposta a esta pergunta é variada e pode ser: idade dos alunos; as necessidades do professor; a versatilidades dos recursos; a utilidade para os alunos; a destreza do professor e por fim a experiência do professor.
Implicações para o planejamento.
O planejamento é fundamental para que o ensino seja eficaz. Muitos fracassos no processo de ensino acontecem por causa do pensamento de que todos partilham do mesmo pensamento quando na verdade é existe uma enorme diferença entre eles. Por isso participar de discussões e reuniões, como no jogo supra citado, ajuda o professor conhecer suas habilidades e necessidades singulares.
Além disso, contribui para que o educador considere as variedades de materiais e dá-lhes o devido valor, conhecer os diversos materiais disponíveis e o faz apto a contribui em futuras reuniões de planejamento.
Por fim, a experiência de participar di jogo professor eficaz, pode ser seguida por uma serie de treinamentos que focalizaram as necessidades nele levantadas, métodos de planejamentos, técnicas de aprendizagem e ensino e o conteúdo da sala.
O jogo da reciclagem.
Na seqüência o autor aborda o jogo da reciclagem, que de ser feito após o acima citado. Para ele a reciclagem é uma das grandes necessidades da educação cristã. O jogo proposto tem como objetivo reciclar e desenvolver no professor a criatividades natural.
“Miniconvenções” de meios de comunicação na cidade.
Uma das maneiras de melhorar a comunicação é participar das conversões feitas por órgãos específicos na área, ou tendo acesso os materiais dos mesmos. A COMEV (Comunicação Evangélica) produz ambas as coisas e seus materiais podem ser encontrados com facilidade.
Os professores podem reuni-se para participarem destas conferencias ou comprarem os materiais. Em seguida os professores de varias igrejas podem montar uma “miniconvenção” visando ensina novos métodos, ou compartilhamento mutuo de livros e vídeos.
Uso criativo dos recursos.
Os professores são vitimas de promotores de recusos didáticos e sempre são tentados a cai na tentação das novidades. Por isso para comprar um recurso ele deve-se perguntar:
ü Usarei este recurso mais de uma vez?
ü Ele ajudará no currículo?
ü Ele será útil para mim ou para o aluno?
ü Ele vem com um manual ou sugestões para uso?
ü Ele incentiva o aluno a pesquisa, envolvimento ou criatividade?
As respostas as essas perguntas evitará comprar um recurso inútil. Todavia o recurso mais valioso ainda não foi citado, que é o professor. Ele tem sentimentos e pode fazer o aluno sorrir, chorar, amar, perdoar, orar, etc. Tudo isso o faz ainda o melhor recurso.
Resumo do livro "manual do professor eficaz".
Para comprá-lo entre no site: http://www.amx.com.br/cep/
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