sábado, 21 de março de 2009

CRITÉRIOS PARA AVALIAR O PLANO DE AULA.

Capítulo 8

CRITÉRIOS PARA AVALIAR O PLANO DE AULA.

 

Após fazer o plano de aula o professor deve avaliá-lo para ver se o mesmo está de acordo com os conceitos e objetivos a serem ensinados. Para isso ele pode seguir alguns critérios que aqui irão e forma de perguntas.

A idéia central limita-se apenas a alguns conceitos-chaves?

É possível que o professor defina muitos conceitos em uma aula, mas é mais importante que os alunos descubram alguns deles. Os conceitos devem ser relacionados uns com os outros e estar dentro das expe­riências dos alunos.

As idéias centrais e os objetivos são adequados à faixa etária?

Precisamos ter certeza de que os alunos já dominam algumas técnicas básicas antes de esperarmos que alcancem objetivos mais complexos.

As idéias e os objetivos centrais selecionados estão inter-relacionados?

Devemos relacionar a verdade que ensinamos, com alunos mais adultos podemos tratar de idéias e símbolos abstratos; os alunos mais novos, porém, são limitados pela maneira concreta de pensar, característica de sua faixa etária.

Que tipos de atividades e recursos de ensino devem ser usados?

Ao revisar todas as atividades e recursos planejados, deve haver um equilíbrio entre experiências verbais, visuais, si­muladas e reais.

Que tipo de perguntas os professores fazem durante a aula?

Há, pelo menos, três categorias de perguntas: informati­vas, analíticas e pessoais. Todos os três tipos devem ser usados durante a aula.

Que opções os alunos devem fazer durante a aula?

Todos os alunos devem ter oportunidade de fazer opções durante o período de aula. Eles se sentem mais motivados e envolvidos, quando podem escolher. Algumas opções são simples, tais como decidir que livro vão ler ou que cores vão usar.

Há uma variedade de atividades e recursos planejados para a aula?

Os alunos precisam de mudança no ritmo de trabalho, precisam passar de uma atividade para outra, mantendo assim um nível alto de motivação.

Espera-se que os alunos façam algo novo, já tiveram eles chances de praticar ou experimentar?

Os professores devem apresentar atividades e recursos no­vos para que os alunos os usem na pesquisa e criatividade. Assim, o aluno descobrirá por si mesmo como fazer ou usar o que o professor planejou.

A sala está arranjada de modo que facilite alcançar os objetivos desejados?

A disposição dos recursos a serem utilizados nas atividades, a colocação de quadros e outros visuais na parede, e o fácil acesso a todos os materiais necessários con­tribuem significativamente para o funcionamento correto da classe e para alcançar os objetivos planejados.

Quanto tempo é requerido para cada atividade que você planejou?

O melhor plano de aula pode ser desfeito se não houver suficiente tempo para cada atividade. Seja realista com re­lação ao tempo. Possibilite tempo suficiente para que os alunos trabalhem sem se sentirem afobados. Seja flexível e mude o horário se for necessário.

Resumo do livro "manual do professor eficaz". 

Para comprá-lo entre no site: http://www.amx.com.br/cep/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
©2007 Elke di Barros. Adaptado por Jailson Santos. Por Templates e Acessorios