Capítulo 8
CRITÉRIOS PARA AVALIAR O PLANO DE AULA.
Após fazer o plano de aula o professor deve avaliá-lo para ver se o mesmo está de acordo com os conceitos e objetivos a serem ensinados. Para isso ele pode seguir alguns critérios que aqui irão e forma de perguntas.
A idéia central limita-se apenas a alguns conceitos-chaves?
É possível que o professor defina muitos conceitos em uma aula, mas é mais importante que os alunos descubram alguns deles. Os conceitos devem ser relacionados uns com os outros e estar dentro das experiências dos alunos.
As idéias centrais e os objetivos são adequados à faixa etária?
Precisamos ter certeza de que os alunos já dominam algumas técnicas básicas antes de esperarmos que alcancem objetivos mais complexos.
As idéias e os objetivos centrais selecionados estão inter-relacionados?
Devemos relacionar a verdade que ensinamos, com alunos mais adultos podemos tratar de idéias e símbolos abstratos; os alunos mais novos, porém, são limitados pela maneira concreta de pensar, característica de sua faixa etária.
Que tipos de atividades e recursos de ensino devem ser usados?
Ao revisar todas as atividades e recursos planejados, deve haver um equilíbrio entre experiências verbais, visuais, simuladas e reais.
Que tipo de perguntas os professores fazem durante a aula?
Há, pelo menos, três categorias de perguntas: informativas, analíticas e pessoais. Todos os três tipos devem ser usados durante a aula.
Que opções os alunos devem fazer durante a aula?
Todos os alunos devem ter oportunidade de fazer opções durante o período de aula. Eles se sentem mais motivados e envolvidos, quando podem escolher. Algumas opções são simples, tais como decidir que livro vão ler ou que cores vão usar.
Há uma variedade de atividades e recursos planejados para a aula?
Os alunos precisam de mudança no ritmo de trabalho, precisam passar de uma atividade para outra, mantendo assim um nível alto de motivação.
Espera-se que os alunos façam algo novo, já tiveram eles chances de praticar ou experimentar?
Os professores devem apresentar atividades e recursos novos para que os alunos os usem na pesquisa e criatividade. Assim, o aluno descobrirá por si mesmo como fazer ou usar o que o professor planejou.
A sala está arranjada de modo que facilite alcançar os objetivos desejados?
A disposição dos recursos a serem utilizados nas atividades, a colocação de quadros e outros visuais na parede, e o fácil acesso a todos os materiais necessários contribuem significativamente para o funcionamento correto da classe e para alcançar os objetivos planejados.
Quanto tempo é requerido para cada atividade que você planejou?
O melhor plano de aula pode ser desfeito se não houver suficiente tempo para cada atividade. Seja realista com relação ao tempo. Possibilite tempo suficiente para que os alunos trabalhem sem se sentirem afobados. Seja flexível e mude o horário se for necessário.
Resumo do livro "manual do professor eficaz".
Para comprá-lo entre no site: http://www.amx.com.br/cep/
Nenhum comentário:
Postar um comentário