Capítulo 5
Após seguir os passos supra citados o professor terá um claro senso de direção. O passo seguinte é planejar como se alcançará os objetivos na sala de aula. Para isso ele deve se perguntar: Como eu e os alunos o conceito a ser ensinado? A resposta a está pergunta levara-nos a pensar atividades que serão desenvolvidas. Estas por sua vez podem ser:
ü Verbais – Palestras, sermões... Devem vim acompanhada outras experiências.
ü Símbolos visuais – Envolve o aluno através da visão. Está é mais eficiente.
ü Experiências simuladas – Traumatizações de situações reais.
ü Experiências diretas – Situações problemáticas e conceitos reais.
O professor precisa saber também que quanto mais o ensino se aproximar dos símbolos visuais e das experiências diretas, mais eficaz será o ensino. Para decide quais são as mais adequadas para sua turma é preciso escolher as que: Envolva a todos, que o professor conheça, seja dinâmica, nova e realizável e acima de tudo deve ser apropriada às idades e habilidades dos alunos envolvidos. Por isso o Professor de está sempre atualizado.
Exemplo de como organizar atividades de ensino e aprendizagem.
ü Abertura – deve ser breve. Pode ser feita por meio de perguntas, história, filmes, discussões, e etc.
ü Apresentação do assunto – deve conter informações básicas. Pode ser feita por meio de preleções, vídeos, observações, resumos, e etc.
ü Exploração do assunto – deve ser feitas individualmente ou pequenos grupos. Pode ser feito por meio de pesquisas, entrevistas, estudos dirigidos, etc.
ü Reação Criativa – é o incentivo a resposta do aluno ao aprendizado. Pode ser feita por meio de pinturas, clipes de fotos, slides, vídeos, etc.
ü Encerramento – deve ser a conclusão de uma seqüência lógica. Pode ser feito por meio de recapitulação, dinâmicas, cânticos, vídeos, etc.
Resumo do livro "manual do professor eficaz".
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